quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Auxiliar de cozinha

Um dos meus passatempos preferidos na minha pré-adolescência era auxiliar minha prima a fazer bolos. Amávamos fazer aqueles bolos de caixinha com cobertura de brigadeiro! E se tivesse um aniversário tínhamos uma ótima desculpa para fazermos nossas delicias.
Contudo não nos limitamos aos bolos, ampliamos o leque para sopas, caldos, macarronada, e muito, muito mais. E assim, me tornei sua auxiliar de cozinha oficial, hehehe! Se eu lhe pedia para fazer um biju, eu tinha que cessar toda a tapioca; se eu queria que ela fizesse uma sopa, a minha responsabilidade era descascar as verduras; se o prato desejado fosse uma carne, eu teria que descongelar e cortar a carne. E sempre fiz isso com muita alegria, pelo menos quase sempre, afinal valia o esforço.
Minha amiga é uma das melhores cozinheiras do mundo, e foi servindo de apoio pra ela que aprendi a cozinhar. E é sobre isso que quero falar: sobre ser apoio para o outro. Vivemos em um mundo maluco, onde as pessoas são cada vez mais egoístas e mesquinhas, e parece que a maioria da sociedade não se interessa de maneira nenhuma em ser apoio para outros. Todos querem ser os protagonistas, querem brilhar e serem reconhecidos, mas não percebem que quando ajudam os outros a brilharem eles também crescem e aprendem.
Servir de escada para que os outros subam não é algo ruim, mas o ruim é servir de tropeço para os outros. Ajudemos as pessoas, sem esperar deles recompensa, pois no final todos nós comeremos da sopa, e o melhor, nós saberemos como fazer ou como não fazer esse prato.

Nenhum comentário: