segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aulas marcante I

No decorrer da disciplina houveram algumas aulas que me marcaram de uma forma mais intensa, e gostaria de compartilhar um pouco sobre elas.

Vygotsky e “O náufrago”
Ao falar das considerações feitas por Vygotsky acerca da representação simbólica e da imaginação como características únicas e extremamente necessárias para todo ser humano. Para ilustrar este conceito, a professora utilizou um trecho do filme “O náufrago”, estrelado por Tom Hanks, no qual um homem naufraga em uma ilha deserta, e tenta sobreviver a este infortúnio.Uma das cenas mais marcantes do filme é quando o personagem acha uma bola, e a denomina de Wilson. A partir daí, ele passa a imaginar Wilson como um “amigo”, e com essa relação, através das suas “conversas” ele começa a planejar como sair da ilha. Por conta disso, podemos perceber o quanto a linguagem e a inteligência se interligam e se tornam indissociáveis (Vygotsky,1991). Sendo a linguagem uma das mais importantes representações simbólicas, que esta relacionada a cultura e ao social.
Saiba mais sobre o filme acessando:
http://www.interfilmes.com/filme_13999_Naufrago-(Cast.Away).html

O quebra-cabeça e o desequilíbriô:
Em uma aula, na qual estudávamos as teorias de Piaget aplicadas à aprendizagem em adultos, nós tivemos a oportunidade de experimentar na prática esses conceitos. Para isso a professora trouxe um tangran, que é um tipo de quebra-cabeça e nos deu o desafio de montarmos determinadas figuras geométricas. Depois de muitas tentativas, e com uma pequena ajuda da professora, conseguimos a primeira missão. Depois disso, ela nos solicitou que a turma fizesse outra figura utilizando as que havíamos construído, isso gerou uma grande mobilização na turma, gerando diferentes reações e interesses nos alunos, mostrando diversas reações frente ao desequilíbrio. O exercício serviu como exemplo para a explicação do desequilíbrio no adulto, dos conflitos sócio-cognitivos, e sobre a resistência ao desequilíbrio que é muito encontrado em adultos. Foi muito interessante refletirmos sobre a nossa reação frente aquele desafio.

Nenhum comentário: