sábado, 27 de junho de 2009

Contexto da aprendizagem


Lembro-me bem de como estava cheia de expectativas para começar as minhas aulas na faculdade. Aquele era um grande passo pra mim, estar em lugar novo, cheio de pessoas desconhecidas e tão diferentes de mim, e ao mesmo tempo estar longe de minha cidade e de tudo o que eu amava, da minha família e amigos. Mas lá estava no primeiro dia de aula, começando mais uma jornada.
Com o tempo os professores foram se apresentando e trazendo uma certeza que estava no lugar certo, no curso que realmente queria. Nossa turma foi se formando ao longo dos semestres, e se consolidando, cada um foi ocupando o seu espaço e se tornou de forma mais intensa uma peça chave para a turma.
Seja a inteligência e companheirismo de João, o bom senso da nossa líder Irís, as inquietações de Franklin, o entusiasmo de Jacilda, o equilíbrio de Carol, o comprometimento de Rafa, a alegria de Vanusa, a expressividade de Aline, e muito mais de cada um que eu não citei, mas que traz algo mais para a nossa sala, e faz de cada aula um lugar de troca, de crescimento.
Mas há pessoas que andam ainda mais próximas e estas tem uma maior possibilidade de nos marcarem. Lembro com carinho que naquela primeira semana de aula, a partir de uma pequena conversa sobre o frio da sala, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa tão especial pra mim. Assim, Sarah foi se tornando mais do que uma colega, se tornou uma grande amiga. E em se falando de aprendizagem, este “Geninho” tem sido extremamente importante no meu processo de aprendizagem, nas nossas conversas, quando estudamos juntas ou na leitura de seus textos, adquiro muitos conhecimentos, e por muitas vezes ela tem mediado o meu aprendizado.
Alem de Sarah, durante esses anos de faculdade outras pessoas foram ocupando um “lugar de destaque” em minha formação, entre elas Juh, que sempre está do nosso lado, uma amiga sempre especial e tão atenciosa. Rety, mesmo com as suas maluquices, é sempre comprometida e entusiasmada com a nossa formação. Nessa, que tem um jeitinho especial pra ouvir e para acreditar nas pessoas. É sempre generosa e doce!
Meninas, vocês são imprescindíveis pra mim, cada uma com seu jeito, com sua forma de pensar e agir, me ajudou e ajuda a estar aqui!!
E foi nesse contexto que cursei a disciplina de Psicologia geral IV.