segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dificuldade de aprendizagem


Provavelmente todo mundo já passou por uma situação de não conseguir ou ter muita dificuldade para aprender alguma coisa. Talvez seja andar de bicicleta, fazer baliza aprender um idioma, cozinhar determinado prato, uma matéria de calculo, etc. no meu caso uma das minhas “frustrações” no campo da aprendizagem foi não ter aprendido tocar violino. Fiz curso durante alguns meses, e hoje sei pouca coisa além de segurar o instrumento e posicionar os dedos. Durante uma atividade em sala, enumerei alguns motivos que podem ter contribuído para a minha não-aprendizagem.
Entre os motivos posso ressaltar a falta de comprometimento da professora, a falta de um espaço propício para as aulas, o grau da minha motivação, outras atividades que atrapalhavam o tempo de ensaio, e a metodologia de ensino não adaptada para a realidade do aluno (eu).
Essa atividade me fez repensar sobre como entramos em atividades, cursos, projetos, e não obtemos sucesso por não compreendermos questões básicas para a aprendizagem, como a motivação. O que dará um melhor resultado: forçar a criança a fazer uma série de atividades que não geram motivação alguma para elas ou dá-las a possibilidade de escolher as coisas que mais as atrai.
Além disso, percebo o quão é importante revermos as metodologias de ensino para que elas sejam adequadas para cada sujeito individualmente, pois somos únicos e a forma de aprender de cada um também é única.
Por isso não desisti, ainda vou aprender a tocar este instrumento que é belíssimo, mas só farei quando estiver motivada, pronta pra me comprometer com a minha aprendizagem, procurando profissionais mais bem qualificados, entre outras coisas.

Nenhum comentário: