terça-feira, 30 de junho de 2009

Prática investigativa

Uma das atividades propostas para este semestre era uma prática investigativa, na qual cada grupo deveria fazer uma visita no intuito de descobrir como se dá a aprendizagem em um determinado contexto que nos interessava.
No caso do nosso grupo o tema que despertava uma grande curiosidade era o AUTISMO. Por isso, decidimos buscar mais informações sobre o tema. Para isso, escolhemos fazer uma visita a Associação do Amigo do Autistas (AMA), localizado no bairro de Patamares em Salvador. Inicialmente tivemos grande dificuldade de entrarmos em contato com a instituição, por conta de alguns problemas enfrentados pela associação. Contudo quando conseguimos fazer a visita, tivemos uma experiência maravilhosa. Fomos muito bem recebidos na AMA, onde uma pedagoga nos explicou o funcionamento da associação, bem como, as formas que os educadores utilizam para ensinar as pessoas com transtornos autistas.
A AMA, é uma associação fundada por pais de autistas e sobrevive das contribuições dadas pelas famílias e por doações. Com muitas carências financeiras, ainda assim, buscam das mais diversas formas manter a instituição em funcionamento, para atender esse publico que muitas vezes não consegue se adaptar a escolas normais, ou que mesmo em escolas comuns, ainda assim necessitam de um acompanhamento diferenciado.
A escola da AMA tem um trabalho individualizado, e personalizado com base nas necessidades dos alunos. Começando sempre por atividades com materiais mais concretos até chegar a materiais que requerem mais da representação simbólica e imaginação como é o caso do papel. Isso ocorre, pois o autista muitas vezes apresenta comprometimento nessas áreas.
Percebemos a grandeza desse desafio, e a importância da criatividade e paciência para obter êxito nesse objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças e jovens.
Seja um colaborador da AMA:
Doações
Te l: 3363-4463
Banco do Brasil
CC: 14819-9
Ag. 3385-5

Saiba mais sobre o autismo entrando no site:
http://www.universoautista.com.br/autismo/

Nenhum comentário: