segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um pouquinho de minha história...


No ano de 1987,em Irecê, uma cidadezinha do interior da Bahia, nasce a terceira filha de um jovem casal. Eles a recebem com muita alegria e a chamaram de Rebeca. Foi assim que eu nasci, em uma pequena cidade, cercada por uma família cheia de sonhos. Meus pais nos criaram nos ensinando princípios e valores de vida, nos dando muito carinho e afeto. Ao mesmo tempo em que nos ensinava a termos esperança e fé, eles nos incentivavam a dá a nossa opinião sobre as coisas e sobre as decisões que iriam tomar. Minha família é bem grande e tivemos uma infância cheia de brincadeiras e férias na casa de primos. Passamos cinco anos morando fora da nossa cidade, em Brasília e Salvador, mas mesmo assim não perdemos as nossas raízes. Quando tinha oito anos, descobri que tinha a mesma deficiência na minha visão que o meu irmão mais velho tem, essa é uma doença degenerativa, que reduz bastante a acuidade visual do seu portador. Contudo, sempre fomos estimulados a não nos limitarmos pela deficiência física, mas irmos além delas. Aprendemos a utilizar outros recursos e adaptarmos nossas vidas, assim, até as nossas brincadeiras muitas vezes eram adaptadas por nós mesmos, para que nós três, que tínhamos necessidades diferentes pudéssemos nos divertir.
Retornei para Irecê, e lá estudei da quinta série ao ensino médio. Essa foi uma época muito especial para mim, pois a minha adolescência foi cercada de amigos e de muitos sonhos, me envolvi em projetos sociais e religiosos, o que trouxe uma experiência muito rica na minha jornada. Vim para Salvador fazer cursinho e depois de forma definitiva vim cursar a faculdade de psicologia. Hoje estou terminando o quinto semestre, cada vez mais certa de que estou em um caminho que me atrai. Em especial nesse último semestre tenho me encantado pela área da educação, algo que tem me trazido muitas expectativas para os próximos semestres.
Assim, durante toda a minha vida, meus pais e irmãos, sempre serviram de grande estimulo para minha caminhada, me possibilitando aprender, e me constituir. Do cuidado dos meus pais tirei grandes lições, eles sempre lutaram para fazer valer os nossos direitos, e que pudéssemos trilhar o nosso próprio caminho. Eles serão sempre minha inspiração, pelo seu amor pelas pessoas, pela fé que possuem e pelos sonhos que os desafiam.
Dentro dessa realidade me desenvolvi, o que definitivamente é essencial para ser quem sou hoje, para saber o que eu sei, e para facilitar ou dificultar aprender algo futuramente.

2 comentários:

Carol Barros disse...

hum...que inspiração!!!
Lindo texto!

Carol Barros disse...

ah!Lembrar que faço parte dessa familia, mesmo sendo de fora..rsrs