terça-feira, 30 de junho de 2009

"E eu com isso:?"


Quando a professora de psicologia geral IV apresentou o seu plano de aula no inicio do semestre eu quase não acreditei quando ela falou que iria falar um pouco sobre a Escola da ponte. Não é por nada, mas eu fiquei meio tensa com essa proposta.
Sabe é que acho que tenho um pequeno trauma a cerca dessa escola da ponte, quando estudava na oitava serie o meu querido professor de filosofia trouxe pra nós uma série de textos: A escola da ponte I, II, III...X. E toda semana nos pedia pra responder algumas questões sobre os textos. Sei que a intenção do professor era boa, contudo ele se esqueceu de fazer aquelas questões que podem fazer toda a diferença na aprendizagem: por quê? Para que? E como? Esse conhecimento é importante para os meus alunos.
Eu e meus colegas achávamos aquela escola uma utopia, pensávamos até que era uma ficção, afinal de contas, era uma realidade bem diferente da nossa, e não entendíamos qual a finalidade daqueles textos.
Com alguns relatos da professora Thaís, acerca da sua experiência na Escola da ponte, comecei a entender muitas coisas do que tinha visto nos textos da 8º série, e com os nossos estudos percebi a importância e a relação com a minha realidade.
E sai com uma grande lição, antes de ensinar qualquer coisa, veja a relevância daquele ensino e explique aos seus aprendizes essa importância. E como diria Ausubel, a aprendizagem seria muito mais significativa se os novos conhecimentos forem associados aos conhecimentos que a pessoa já tem.

Nenhum comentário: