domingo, 28 de junho de 2009

Fora da Faculdade


Vygotsky(1991) trouxe uma grande contribuição ao falar da importância do social na nossa formação. . Sem o outro nós não seriamos seres humanos, pois é na relação “eu-outro” que me constituo, que formo a minha identidade. Por isso ser humano é um ser essencialmente social, um ser dependente da mediação do outro. E no jogo de semelhanças e diferenças, concordâncias e divergências que atribuímos o que é nosso e o que não nos pertence. Somos então, um pouco do outro, e o outro um pouco de nós.

Na constituição carrego um pouco de tantas pessoas, tenho características tão visivelmente pertencentes aos meus pais, idéias semelhantes as dos meus irmãos, e claro, nem tudo é genética, também é convivência.


Fora da faculdade, há pessoas que em todo tempo estão me influenciando, e eles me possibilitam enfrentar e superar os desafios. São responsáveis por tantas aprendizagens importantes para minha vida. Com eles aprendi a fazer feijão, passos de dança, fazer trança, a ter um pouco mais de paciência, a encontrar coisas na internet, a ter compaixão, a digitar, ouvir, entre tantas e tantas coisas.



No colégio, tive da quinta ao terceiro ano, a companhia de minha prima Carol, ela me auxiliava, e servia de apoio. Como nós tínhamos facilidade com matérias diferentes sempre estudávamos juntas, uma ensinando a outra, o que era bem interessante. Mesmo depois da conclusão da escola, Carol ainda exerce um papel importante na minha vida, estamos sempre trocando conhecimentos. Outra prima que tem ultimamente sido um grande apoio para mim é Aliã, que me auxilia na leitura de textos. Na verdade, elas me estimulam além dos conteúdos acadêmicos, mas estamos juntas aprendendo tantas coisas da vida.




Um comentário:

Carol Barros disse...

Nao sei o que falar aqui, só...Valeu!
Estamos aqui p isso!